Destaques

Palestras, Debates, Workshop e Cara a Cara Palestrantes Welcome Coffee, Brunch, Coffee-Break e Quitutes Feira de Livros e Sessões de Autógrafos Nossa jornada acontece na cidade de São Paulo
 

18 de fev. de 2013

Sorteio: EaD o Estado da Arte

O último sorteio dos 10 programados para o Carnaval - confira todos os livros que foram sorteados na megapromoção.

 
LITTO, Fredric M,; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. Vol. 1. 480 p.

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2009, na categoria Educação!

Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), organizado por dois especialistas renomados no tema e composto por 61 capítulos escritos pelos maiores profissionais brasileiros em EAD, este livro transmite ao leitor o mais alto e expressivo grau de desenvolvimento atingido pelas abordagens da educação a distância no país até o momento, considerando o contexto dos cenários nacional e internacional de aprendizagem.

Os textos constituem um rico e abrangente apanhado de idéias, tendências e estatísticas indispensáveis para todo profissional que se dedica à educação a distância - quer no âmbito acadêmico, quer no corporativo - e apresentam a visão de pesquisadores especializados nas mais diversas áreas, incluindo: aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais,educação corporativa e muitas outras.

Além disso,aborda aspectos pedagógicos e andragógicos da EAD, as tecnologias associadas, o cenário internacional, a educação pelo trabalho, história, estatísticas da EAD no Brasil e muitos outros assuntos.

Este livro, além de uma poderosa ferramenta de consulta sobre os mais diversos temas e áreas da EAD, é uma fonte de informação confiável que certamente será muito útil para alunos de graduação e pós-graduação, bem como para profissionais que utilizam a EAD como recurso para a produção de suas atividades.

Com tudo isso, Educação a distância: o estado da arte é referência e inspiração para todos aqueles que estão preocupados com os rumos da educação no país e que veem a educação a distância como uma maneira adicional e indispensável de levar o aprendizado às pessoas.


SUMÁRIO

Prefácio;

Apresentação;

PRIMEIRA PARTE: Capítulos: 1 - A história da EAD no mundo; 2 - A história da EAD no Brasil; 3 - O atual cenário internacional da EAD; 4 - A legislação que trata da EAD; 5 - Os aspectos culturais e a EAD; 6 - A EAD nos países de língua portuguesa; 7 - A terminologia da EAD;

SEGUNDA PARTE: Capítulos: 8 - Aprendizagem por correspondência; 9 - Aprendizagem por rádio; 10 - Aprendizagem por computador sem ligação à rede; 11 - A aprendizagem por e-learning; 12 - Aprendizagem por m-learning; 13 - Aprendizagem por videoconferência;

TERCEIRA PARTE: 14 - As teorias pedagógicas fundamentais em EAD; 15 - As teorias principais da andragogia e heutagogia; 16 - Interatividade e aprendizagem; 17 - Cursos híbridos ou blended learning; 18 - Educação especial e a EAD; 19 - Estratégia de jogos na EAD;

QUARTA PARTE: Capítulos: 20 - O suporte ao aprendiz; 21 - A avaliação do aprendiz em EAD; 22 - A avaliação do curso; 23 - A avaliação do tutor;

QUINTA PARTE: Capítulos: 24 - A educação formal básica/fundamental e a EAD; 25 - EAD e tecnologia no ensino médio; 26 - Ensino de ciências e EAD; 27 - EAD no ensino profissionalizante; 28 - A Educação pelo trabalho - work based learning; 29 - Educação superior a distância no Brasil: tendências e perspectivas; 30 - A EAD na pós-graduação;

SEXTA PARTE: Capítulos: 31 Educação corporativa: educação e treinamento nas empresas; 32 - A educação corporativa: universidades corporativas; 33 - Educação corporativa e EAD: elaborando o projeto político-pedagógico; 34 - A educação corporativa e a questão da andragogia; 35 - O crescimento econômico da educação corporativa; 36 - Ensino a distância na área do direito; 37 - A EAD na educação não formal de professores; 38 - EAD: mediação e aprendizagem durante a vida toda; 39 - EAD e o estudo da música;

SÉTIMA PARTE: Capítulos: 40 - O conceito de abertura em EAD; 41 - A Universidade Aberta do Brasil: 42 - Recursos educacionais abertos; 43 - Aprendizagem on-line por meio de estruturas de cursos; 44 - Aprendizagem on-line por meio de minicursos para telecentros; 45 - Aprendizagem on-line por meio de comunidades virtuais de aprendizagem; 46 - Aprendizagem por meio de ambientes de realidade virtual; 47 - Aprendizagem por meio da operação remota de equipamento científico; 48 - Aprendizagem por meio de bibliotecas digitais e virtuais; 49 - Aprendizagem por meio de repositórios digitais e virtuais; 50 - Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade;

OITAVA PARTE: Capítulos: 51 - A composição e o funcionamento da equipe de produção; 52 - Os métodos de preparação de material para cursos on-line; 53 - Os padrões internacionais para a construção de material educativo on-line; 54 - Os métodos de preparação de material impresso para EAD; 55 - Fatores culturais na EAD: experiências de vários contextos; 56 - Aspectos do gerenciamento de projetos em EAD;

NONA PARTE: Capítulos: 57 - Aspectos da pesquisa em EAD; 58 - Aspectos bibliométricos da EAD; 59 - As estatísticas da EAD no Brasil; 60 - Aprendizagem por televisão; 61 - Educação a distância: passado, presente e futuro.


SORTEIO


As regras deste sorteio são as seguintes:

1. Dê um exemplo de curso, ferramenta ou plataforma de Educação a Distância aqui mesmo no blog, nos comentários, se possível com um link.

2. Cada comentário será considerado um número (o primeiro comentário será considerado o número 1, o segundo comentário o número 2 e assim por diante).

3. Para o sorteio (inclusive para a contagem dos comentários), só será considerado o seu primeiro comentário que apresente um exemplo de game educacional ou que possa ser usado em educação.

4. Na quinta, 21/02, às 23:59, será realizado o sorteio através da plataforma Sorteador e o resultado será postado aqui no blog.

Então, repetindo a pergunta:

Dê um exemplo de curso, ferramenta ou plataforma de Educação a Distância (se possível com um link).

Boa sorte!

34 comentários:

  1. Camareira em Meios de Hospedagem do Senac EaD - Sc

    http://portal.sc.senac.br/senac/WebForms/interna.aspx?campo=664&secao_id=23

    Com outras opções, gratuitos!

    ResponderExcluir
  2. Curso de Gestão de TI na UNICSUL, plataforma proprietária Blackboard: http://www.cruzeirodosulvirtual.com.br/mostragrad.php?cod_curso=10008

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos do Nube, que apostam em opções de cursos voltados ao aperfeiçoamento profissional: http://www.nube.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Fiz três cursos on-line muito bons! Dois, na plataforma Moodle (em 2010, "POR DENTRO DOS MEIOS: CURSO VIRTUAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES EM MIDIAEDUCAÇÃO": http://planetapontocom.org.br/produtos/por-dentro-dos-meios/ - e, em 2012, "AULAS ANIMADAS: CRIAÇÃO DIGITAL", do Instituto Paramitas: http://institutoparamitas.org.br/?s=Aulas+animadas&x=0&y=0 ). E o terceiro foi um Mooc (2012, "MOOC - BULLYING EM CONTEXTO ESCOLAR": http://moocbullying.blogspot.pt/)!
    Confesso que tive muita dificuldade de administrar o tempo... Sempre ouvia falar que em EAD você pode trabalhar no "seu ritmo". Mas a impressão que tive/tenho é que os cursos on-line são muito "rápidos" para a quantidade de material/informação recebida. Penso (até o momento... rs) que é mais fácil "negociar o tempo" nas aulas presenciais! Ainda assim, apesar da dificuldade com o tempo, os cursos me forneceram uma ótima oportunidade de repensar meu trabalho e inspiração para realizar novas propostas com meus alunos! ;)
    Um abraço!
    Imaculada Conceição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de acrescentar o curso "Aprendizagem Baseada em Projetos", da SME-RJ em parceria com a Intel e com o Instituto Paramitas (http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1245750), em 2011. Só que este eu acabei não concluindo... ;)

      Excluir
  5. Temos alguns exemplos, os próprios Mooc's como do MIT são exelentes (http://ocw.mit.edu/courses/)
    Como plataformas temos:
    - TIDIA-Ae da USP (http://tidia-ae.usp.br/portal).
    - ATutor (http://atutor.ca/)
    - Teleduc - (http://www.teleduc.org.br/)
    No portal do professor do Mec também há alguns cursos e recursos de EAD.

    ResponderExcluir
  6. Uma ferramenta muito boa é Webquest. Através dela o aluno torna-se autor de sua própria aprendizagem.
    http://www.webquestbrasil.org/criador/

    ResponderExcluir
  7. Um exemplo é o Moodle, http://www.gkosmos.com/moodle/ no caso do link o ambiente é utilizado por um grupo de pesquisa para produção do grupo e formação de tutores.

    ResponderExcluir
  8. Trabalho como professora em um curso a distância lato sensu (especialização) denominado Mídias na Educação ofertado pela UFPel. Esse curso é mediado pelo Moodle e está disponível em http://moodle.ufpel.edu.br/index.php/auth/login/midias/?errorcode=4

    Professora Fabiane S. O. Fruet

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,

    Tenho feito diversos cursos no AVA Moodle e poderia citar pelo menos três deles:

    1 - A plataforma de cursos de extensão do Consórsio CEDERJ que oferece cursos em diversas áreas; (http://www.cederj.edu.br/extensao/index.php?option=com_content&view=article&id=744&Itemid=95)

    2 - A plataforma do Curso de Docência OnLine, no qual fiz Teoria e Prática de Design Instrucional - TPDI com o Prof. Régis Tractenberg; (http://www.livredocencia.com/cursos/)

    3 - A plataforma Lante-UFF, na qual faço o Curso de Especialização PIGEAD - Planejamento Implementação e Gestão em Educação a Distância. (http://www.lante.uff.br/sitenovo/)

    Todas estas plataformas utilizam o AVA MOODLE.

    ResponderExcluir
  10. Um blogue é uma boa plataforma para um curso a distância, como exemplo de curso esse de blogues para Professores: http://emrede.blog.br/tics/edublog/

    ResponderExcluir
  11. Na Unimontes utilizamos o Moodle, www.virtualmontes.unimontes.br

    ResponderExcluir
  12. O uso do blogue em substituição aos modelos de AVA, que nesse caso especifico foi em substituição a plataforma e-PROINFO. Um detalhe a metodologia de aplicação do curso foi invertida do proposto pelo MEC em função da avaliação feita em conjunto com os alunos e seus conhecimentos de informatica basica http://.educacaodigital0803.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Plataforma Redu - http://www.redu.com.br/
    O Redu é uma plataforma para ensino com tecnologia, que permite criar, compartilhar e discutir conteúdos das mais diversas formas, estimulando a aprendizagem, colaboração e diversão.

    ResponderExcluir
  14. Um exemplo de curso online gratuito e com certificado reconhecido pelo MEC é: "Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental”, do programa gratuito de extensão universitária. Está disponível em: http://www.apoioaoprofessor.com.br

    ResponderExcluir
  15. Aprender em Parceria , uma plataforma de cursos online. O último curso que realizei foi Office 365 na nuvem. www.aprenderemparceria.com.br

    ResponderExcluir
  16. Moodle (em minha opinião é melhor) é um Ambiente Virtual de Aprendizagem: www.moodle.org.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza o MOODLE é o mais conhecido AVEA disponível na web... pelo menos em termos de Brasil. www.moodle.org

    ResponderExcluir
  18. Amadeus - http://amadeus.cin.ufpe.br/amadeusccte/

    ResponderExcluir
  19. Couse builder, é novinho, da Google https://code.google.com/p/course-builder/

    ResponderExcluir
  20. Uma plataforma AVA que tenho utilizado nos últimos anos é o Blackboard Learn, ferramenta proprietária da empresa estadunidense Blackboard.

    ResponderExcluir
  21. ola, segue o link http://www.ef.neaad.ufes.br/login/index.php

    ResponderExcluir
  22. Um excelente exemplo de cursos gratuitos está disponível no endereço http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

    São os cursos oferecidos pela FGV Online como parceira do consórcio OpenCourseWare Consortium – OCWC.
    Vale a pena.

    ResponderExcluir
  23. Um exemplo de plataforma de educação a distância é o AVA - EFAP, da Escola de Formação de Professores e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Vários cursos online têm sido oferecidos aos professores da rede.

    ResponderExcluir
  24. Vou de Moodle, que é o que eu uso e considero muito bom.

    ResponderExcluir
  25. A Plataforma GlobalEAD! www.globalead.com.br / http://www.blogead.com.br/

    A Plataforma da GlobalEAD integra o Facebook e twitter com: Chat ao vivo, simulado online, planejamento de estudos, quiz, biblioteca virtual, vídeos protegidos contra gravação, download, artigos e muito mais. Tudo integrado com loja virtual e site.

    Vale a pena conhecer!

    ResponderExcluir
  26. O site do Portal Educação, que oferece inúmeros cursos livres e de pós-graduação.
    http://www.portaleducacao.com.br/cursos-online

    ResponderExcluir
  27. Curso de Ciências aeronáuticas da UNISUL
    http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/graduacao/ciencias-aeronauticas/?unidade=23#?unidade=23

    ResponderExcluir
  28. O que coordeno hehe
    Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação a distância ofertado pelo Ifes/ES.
    http://cead.ifes.edu.br/
    Utilizamos Moodle.

    ResponderExcluir
  29. Ambiente Virtual de Aprendizagem: www.moodle.org.

    ResponderExcluir
  30. São 30 concorrentes, porque a Imaculada e lápis valem apenas o primeiro comentário

    ResponderExcluir
  31. Sorteado número 1 http://www.sorteador.com.br/arquivo.php?consulta=116588 vencedor PROF - Gustavo Andrade - Parabéns! Por favor envie um email para artesanatoeducacional@gmail.com para combinarmos o envio do livro.

    ResponderExcluir