Destaques

Palestras, Debates, Workshop e Cara a Cara Palestrantes Welcome Coffee, Brunch, Coffee-Break e Quitutes Feira de Livros e Sessões de Autógrafos Nossa jornada acontece na cidade de São Paulo
 

Livros



Haverá diversas sessões de autógrafos durante a III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte - confira! (esta página será atualizada dinamicamente até a Jornada)

Autógrafos


Tutoria e Interação em Educação a Distância
João Mattar


MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage, 2012.

Tutor é um personagem recente na história da educação brasileira. Institucionalizou-se não só na educação pública na Universidade Aberta do Brasil, como também em instituições de ensino superior privadas e na Educação a Distância (EaD) profissional e corporativa.

Esta obra tem como objetivo reinterpretar a atuação do tutor como docente e, simultaneamente, oferecer subsídios para o trabalho do professor em EaD. Para isso, o texto apresenta uma reflexão sobre a atuação desse profissional e o suporte para desenvolver atividades com qualidade e criatividade.

Ao longo do texto o leitor terá acesso a tópicos como conectivismo, ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle), plataformas da web 2.0 e redes sociais, atividades síncronas e assíncronas e outros. Tutoria e Interação em Educação a Distância, além de ser uma ferramenta útil para quem tem interesse em conhecer o mundo da EaD, traz um material de reflexão e prática sobre uma atividade essencial na EaD: a mediação pedagógica.



Semiótica Aplicada
Lúcia Santaella


SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Thomson, 2002.

Este livro tem como objetivo servir de auxílio àqueles que desejam aprender como a semiótica peirceana pode ser aplicada, como uma fonte de inestimável valor para a compreensão dos signos em evolução contínua. O conteúdo segue um percurso metodológico dividido em três partes: a primeira parte é elementar, na qual as análises não atingem níveis de complexidade muito grandes; a segunda parte é intermediária; e a terceira é avançada, pois leva a aplicação dos conceitos a níveis de maior sofisticação. Em Semiótica Aplicada, o espectro dos sistemas de signos que as análises tomaram como objeto é amplo, justamente para que essas análises possam servir ao leitor como exemplos dos diversos campos a que a semiótica pode se aplicar: publicidade, embalagens, mídia, arte, vídeos, literatura e instituição.



O Computador Portátil na Escola:
mudanças e desafios nos processos 

de ensino e aprendizagem
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabetth Brisola Brito


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp.

Este livro foi pensado durante a implantação do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, ação conjunta da Presidência da República e do Ministério da Educação – MEC, como estratégia para proporcionar a inclusão digital do aluno por intermédio da escola e a utilização dessa tecnologia nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento do currículo.

O uso do computador portátil carrega consigo um conjunto de inovações relacionadas às características técnicas de conectividade, interoperabilidade, mobilidade e imersão. Tais aspectos impulsionam a inovação pedagógica, pois ao inserir as redes de ensino na cultura do século XXI, caracterizada pelo emprego de instrumentos que incorporam as tecnologias, linguagens e mídias digitais, torna-se evidente que o laptop pode ser usado em diferentes atividades, a qualquer momento, em múltiplos espaços, permitindo desenvolver o diálogo social e a aprendizagem pessoal e coletiva. Para tanto é fundamental apoiar o trabalho do professor por meio de processos formativos.

O propósito deste livro é o de ampliar o escopo da discussão sobre a complexidade da inserção do laptop na escola em suas diferentes dimensões, analisar o processo desencadeado de formação de educadores na ação, explicitar as concepções e metodologias orientadoras desse processo, compartilhar as experiências vividas e apontar possíveis caminhos para a realização de ações correlatas.

Neste ponto temos certeza de que essa inserção nos coloca diante de um novo horizonte carregado de incertezas e desafios, mas também um campo repleto de possibilidades e aberturas para que professores, gestores e alunos sejam os protagonistas de uma educação transformadora na sala de aula, na escola e em outros espaços para além dos muros da escola.



Semiótica Aplicada
Lúcia Santaella


SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Thomson, 2002.

Este livro tem como objetivo servir de auxílio àqueles que desejam aprender como a semiótica peirceana pode ser aplicada, como uma fonte de inestimável valor para a compreensão dos signos em evolução contínua. O conteúdo segue um percurso metodológico dividido em três partes: a primeira parte é elementar, na qual as análises não atingem níveis de complexidade muito grandes; a segunda parte é intermediária; e a terceira é avançada, pois leva a aplicação dos conceitos a níveis de maior sofisticação. Em Semiótica Aplicada, o espectro dos sistemas de signos que as análises tomaram como objeto é amplo, justamente para que essas análises possam servir ao leitor como exemplos dos diversos campos a que a semiótica pode se aplicar: publicidade, embalagens, mídia, arte, vídeos, literatura e instituição.



SEM e SEO:
dominando o Marketing de Busca
Martha Gabriel


GABRIEL, Martha. SEM e SEO: dominando o marketing de busca. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2012.

O que não é encontrado não existe! No ambiente digital, a busca é uma das atividades mais populares, com 92% das pessoas online usando buscadores. Somando-se a isso o crescimento exponencial de conteúdo digital e a drástica diminuição da eficiência da propaganda tradicional, hoje, a melhor forma de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele.

A posição que uma página ocupa nos resultados de busca na web pode determinar não apenas seu sucesso, mas até mesmo sua existência. Assim, dominar as estratégias de marketing de busca para alcançar posicionamentos privilegiados torna-se fundamental.

Este livro apresenta conceitos, técnicas e estratégias para o desenvolvimento da gestão estratégica do marketing de busca, englobando SEO e links patrocinados. O foco é tanto em tecnologia quanto em marketing, já que essas áreas precisam estar completamente integradas para garantir o sucesso de uma estratégia de busca.

Escrito em linguagem objetiva e simples, este trabalho é o resultado da experiência profissional e acadêmica da autora nas áreas de tecnologia e marketing, habilitando o leitor a aplicar as técnicas de marketing de busca em seu website, seu blog e seus perfis em redes sociais de forma estratégica.



O que é Semiótica
Lúcia Santaella


SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense.

Para um passeio pela mais jovem das ciências humanas: a Semiótica, tendo sempre como guia seu criador Charles Sanders Peirce. O trajeto proporcionará uma visão panorâmica dos principais fundamentos, particularidades e fronteiras desta teoria geral dos signos. Convém lembrar que, apesar de o caminho ser difícil, as belezas do lugar são muitas e é bom permanecer com os olhos bem abertos, pois além de escondidas, elas passam muito rapidamente.



Formação de Educadores a Distância
e Integração de Mídias
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp.

Este livro descreve uma experiência de educação a distância, realizada no curso de formação de educadores de escolas, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que procurou atingir três objetivos. Primeiro, preparar os cursistas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Segundo, criar estratégias favoráveis à integração entre os diferentes profissionais que atuam com os diversos meios (como câmera fotográfica, vídeo, internet) – não só no âmbito da escola como também das Secretarias de Educação –, de modo que eles pudessem realizar ações articuladas de uso das TICs na escola. Terceiro, oferecer as condições para que os educadores desenvolvessem planos de formação, realizada a distância, de outros profissionais da rede por meio de tecnologias.

Além do alto índice de aproveitamento do curso, ele permitiu também avanços do ponto de vista metodológico, criando atividades inovadoras, como as estratégias para a integração das equipes que trabalham com diferentes tecnologias, a elaboração do Memorial Reflexivo e a apropriação dos recursos de Educação a Distância, de modo que os participantes do curso pudessem realizar ações de formação dos seus colegas, em serviço e de modo continuado.



Como eu Ensino - Leitura de Imagens
Lúcia Santaella


SANTAELLA, Lúcia. Como eu ensino - leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

A coleção Como Eu Ensino, organizada por Maria José Nóbrega e Ricardo Prado, busca aproximar do trabalho em sala de aula as pesquisas mais recentes sobre temas que interessam à educação básica. Os autores, especialistas na área, apresentam sugestões de como o assunto pode ser tratado, descrevendo as condições didáticas necessárias para uma aprendizagem significativa.

Neste volume da coleção, Lucia Santaella oferece algumas ferramentas didáticas para docentes de qualquer área aprenderem conceitos fundamentais sobre a percepção e a interpretação dos signos visuais, das artes plásticas à publicidade, dos livros ilustrados à fotografia, com sugestões de encaminhamento didático para a sala de aula.



Guia de Educação a Distância
João Mattar


MATTAR, João. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

A EaD (Educação a Distância) tem sido cada vez mais utilizada por instituições de ensino e por empresas, não apenas no Brasil. Entretanto, mesmo o profissional experiente na área se sente muitas vezes perdido, em função, com tantos modelos, tantas ferramentas, tantos cursos, tantas informações.

Este livro, escrito por um dos maiores especialistas na área, serve, ao mesmo tempo, como porta de entrada para os novatos e atualização para os mais experientes. Nele, você ouvirá falar de LMSs, AVAs, Twitter, Blackboard, Moodle, Sakai, Second Life, Sloodle, mobile learning, realidade aumentada, design instrucional, tutor e várias outras palavras e expressões que fazem parte, hoje, do vocabulário da EaD.

Bem-vindo ao estado e ao futuro da arte!



Games em Educação:
como os nativos digitais aprendem
João Mattar


MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Você já pensou em ensinar história com um game como o Age of Empires? E geografia com Carmen San Diego? Aliás, você usa games na educação? Se você já chegou nessa fase, este livro é uma excelente oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Se não, o que está esperando para ler Games em educação? Aperte o start! Comece!

Com esta obra de João Mattar, você vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.

Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.



Design Instrucional na Prática
Andrea Filatro


FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

O notável crescimento da educação a distância nos últimos anos trouxe um desafio para todos os envolvidos nessa revolução: planejar, desenvolver e implementar cursos voltados especificamente para o aprendizado eletrônico. Esse desafio torna-se mais complexo por exigir o desenvolvimento e a aplicação de competências totalmente diferentes das requeridas pelo modelo presencial tradicional - competências estas regidas pela área de design instrucional.

Design Instrucional na Prática tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que é design instrucional e seu papel na elaboração de um curso on-line. Para tanto, apresenta o processo do design instrucional passo a passo e mostra como ele trabalha para unir educação, tecnologia, comunicação e gestão em um único campo do conhecimento.

Além disso, a fim de ser um verdadeiro guia, este livro destaca todos os aspectos do design instrucional em um curso on-line. Assim, tópicos como construção de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, design de interação e design de ambiente virtual ganham vida por meio de exemplos práticos e dicas valiosas.

Dirigido para todos que estão ou que pretendem estar envolvidos com educação a distância, este livro é indispensável na estante daqueles que estão conectados com o mundo e que acreditam nas infinitas potencialidades do aprendizado eletrônico.



Redes Sociais Digitais:
a cognição conectiva do Twitter
Lúcia Santaella e Renata Lemos


SANTAELLA, Lúcia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

Compreender o conceito de redes é condição imprescindível para se dar conta das novas propriedades comunicacionais do Twitter. O inverso também é verdadeiro. A peculiaridade das características do Twitter traz atributos inesperados para se repensar a noção de redes. Assim, o que se tem aqui é um pequeno livro que pretende olhar de frente para algumas das questões magnas que as redes sociais estão trazendo à tona, questões que o Twitter exemplifica e deixa ver de modo agudo. Por isso, o Twitter funcionou neste livro como mirante privilegiado para pensar as questões teóricas, críticas e práticas que as redes digitais estão trazendo.



Educação a Distância via Internet
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, José Armando Valente
e Maria Elisabette B. B. Prado


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando; PRADO, Maria Elisabette B. Brito (Org.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003 (2 reimpressão 2009).

Quando se fala em formação de professores por intermédio da Educação a Distância (EaD), via internet, logo surge uma série de questões. Como é possível formar professores via internet? Que abordagem pedagógica foi utilizada? Que ambiente de aprendizagem virtual foi usado? Na verdade, a EaD é recente e questões como estas são totalmente pertinentes.

Este livro procura responder essas perguntas com base nos resultados do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso das Novas Tecnologias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A maior parte do curso foi realizada totalmente a distância, via internet, e foram 44 professores-alunos, de praticamente todas as regiões do Brasil que, durante um ano, interagiram entre si e com especialistas para poder desenvolver conhecimentos sobre o uso educacional das tecnologias da informação e comunicação, simultaneamente, desenvolvendo projetos, usando essas tecnologias em sua sala de aula e trazendo os resultados dessas experiências para análise coletiva com o grupo em formação. Os resultados podem ser considerados bons já que 35 professores-alunos foram aprovados, o equivalente a 79,54% de aproveitamento.

Cada docente que atuou no curso faz uma reflexão crítica sobre seu trabalho, procurando avançar teorias e práticas de formação, mostrar que é possível fazer uma Educação a Distância de qualidade e usar uma abordagem pedagógica na direção da mudança que gostaríamos de ver na educação. Neste sentido, o futuro da EaD é bastante promissor e se coloca como uma possível solução para os problemas educacionais seculares em nosso país. Esperamos que os leitores possam comprovar esta nossa esperança!



Marketing na Era Digital:
conceitos, plataformas e estratégias
Martha Gabriel


GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

Na última década temos presenciado a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas e sua difusão é crescente em todas as classes sociais. Passamos de um contexto de leitura e consumo da informação digital para um ambiente de escrita e atuação por parte do consumidor. O mercado mudou e, nesse contexto, o consumidor deixa de ser apenas alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia. Estamos passando da era da interatividade para a era das comunidades e as estratégias de marketing precisam englobar e considerar a dimensão tecnológica emergente e o impacto das transformações sociais nos negócios.

Este livro aborda, em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing nesse novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso.

De forma inovadora, este livro integra informações digitais online. Por meio do uso de um dispositivo móvel conectado à internet (celular, smartphones, PDAs), o leitor tem acesso a cases, exemplos e vídeos digitais online disponíveis a qualquer instante nos QRcodes presentes ao longo dos capítulos. Outra funcionalidade digital é a realidade aumentada apresentada na capa, que dá acesso ao vídeo de apresentação do livro gravado pela autora.


Leitura essencial e recomendada a profissionais de marketing, gestores empresariais e estudantes de MBA que desejam compreender o cenário complexo que tem se delineado, atuar nele e desenvolver estratégias de sucesso para seus negócios. As regras do jogo estão mudando e, para vencer, é preciso também mudar as estratégias.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário