Destaques

Palestras, Debates, Workshop e Cara a Cara Palestrantes Welcome Coffee, Brunch, Coffee-Break e Quitutes Feira de Livros e Sessões de Autógrafos Nossa jornada acontece na cidade de São Paulo
 

9 de fev. de 2013

Sorteio: Filosofia

Mais um sorteio na promoção de Carnaval da III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte (confira aqui os 10 livros que serão sorteados).


MATTAR, João. Filosofia. São Paulo: Pearson, 2012.

Prefácio


Mais ou menos? Para muitos, como compensação ao mundo excessivamente materialista em que vivemos, precisamos de mais arte, mais poesia e mais filosofia. Outras pessoas, ao contrário, acreditam que nossa realidade exige decisões práticas e imediatas e, por isso, não temos tempo para divagações nem filosofias. E você, o que acha?

Neste livro, procuramos apresentar o filosofar não como um estudo restrito a doutores ou iniciados, afastado do nosso dia a dia, mas como um exercício que possa interessar e ser útil ao aluno universitário do século XXI. Aqui, você poderá comparar, por exemplo, as ideias de Morpheus (do filme Matrix) com o pensamento do filósofo francês René Descartes (século XVII), de Freud e Jung com Nietzsche, e, assim, estabelecer canais de comunicação entre a filosofia e outros campos de estudo, como psicologia, sociologia, administração e linguística. Nesse sentido, Filosofia, da série Bibliografia Universitária Pearson (BUP), pode ser utilizado em qualquer disciplina de filosofia ou ciências humanas em geral.

O livro está dividido em quatro unidades. Na primeira, você terá uma ideia geral do que significa filosofia e sua função nos dias de hoje, além de conhecer filosofias alternativas, de países como Japão, China, Índia e inclusive Brasil. A segunda unidade cobre a história da filosofia ocidental, desde os pré-socráticos aos filósofos contemporâneos. A unidade seguinte explora algumas divisões de destaque na filosofia, como lógica, teoria do conhecimento, filosofia da mente e filosofia da linguagem. A última unidade discute temas diversos, como realidade virtual, ciências, ética e política.

Numa linguagem dialógica, passando por textos teóricos e científicos, imagens, músicas, filmes, peças de teatro, redes sociais e Internet, a partir de agora este texto o lançará em um mundo em que você será o navegante-filósofo.

Boa viagem!

João Mattar

Sorteio


As regras deste sorteio são as seguintes:

1. Responda (com suas palavras) no seguinte post no Facebook à pergunta: O que é Filosofia?

2. Cada resposta será considerada um número (o primeiro comentário será considerado o número 1, o segundo comentário o número 2 e assim por diante).

3. Para o sorteio (inclusive para a contagem dos comentários), só será considerado o seu primeiro comentário.

4. No domingo, 10/02, às 23:59, será realizado o sorteio através da plataforma Sorteador e o resultado será postado aqui no blog e no Facebook.

Então, repetindo a pergunta:

O que é Filosofia (com as suas palavras)?

(a resposta deve ser dada neste post no Facebook).

Boa sorte!

Um comentário:

  1. sorteado o número 2 http://www.sorteador.com.br/arquivo.php?consulta=114595 ganhou Arih Araujo por favor envie um email para artesanatoeducacional@gmail.com para acertarmos o envio do livro. Parabéns!

    ResponderExcluir