Destaques

Palestras, Debates, Workshop e Cara a Cara Palestrantes Welcome Coffee, Brunch, Coffee-Break e Quitutes Feira de Livros e Sessões de Autógrafos Nossa jornada acontece na cidade de São Paulo
 

25 de fev. de 2013

Grandes especialistas reunidos na terceira edição da Jornada EaD: o futuro da arte

No dia 06 de abril o auditório da Universidade Anhembi Morumbi receberá alguns dos mais importantes pesquisadores de Educação a Distância (EaD) do país. É a III Edição da Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. Do evento fazem parte atividades que compõem um dia inteiro de imersão em conhecimento sobre educação e tecnologias.



A programação será aberta com a palestra do professor e coordenador do evento João Mattar (UAM e PUC-SP) intitulada Games, Redes Sociais & MOOCs. No momento de abertura da Jornada EaD, o especialista em tecnologias educacionais e educação a distância irá apresentar ao público algumas das reflexões que coloca em pauta diariamente nas redes sociais e no blog De Mattar. João Mattar é considerado um dos maiores agitadores culturais de redes sociais no país.




Logo em seguida, a professora Andrea Filatro (SENAI) comanda a palestra Evolução do Design Instrucional e Desafios Futuros. O termo Design Instrucional (DI) é um dos mais empregados nas discussões sobre educação a distância e diz respeito aos processos de planejamento, formatação e desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e atividades pedagógicas específicas para a EaD. Na palestra, a pesquisadora vai destacar a evolução dos conceitos, processos e produtos oriundos das práticas de DI.



Para encerrar a manhã de atividades da Jornada EaD, a professora Lúcia Santaella (PUC-SP) fará parte de um bate-papo sobre os diversos temas que perpassam sua obra, entre eles semiótica, cibercultura, linguagens líquidas e educação ubíqua. O momento Cara a Cara - Linguagens Líquidas e Educação Ubíqua foi pensado para aproximar o público de autores muito referenciados, como é o caso da professora Lucia Santaella.





Tablets e Smartphones reinventando a Educação é o título do workshop que abre as atividades da Jornada EaD no turno da tarde e que será comandado por André Genesini (Educamos Online). “Nesta atividade serão descritos alguns dos principais aplicativos e metodologias usadas para integrar os tablets e smartphones ao currículo. Alguns aplicativos e tecnologias serão demonstrados com a participação de todos os participantes que estiverem portando smartphone ou tablet”, afirma o especialista.



Continuando a série de atividades, a Jornada EaD vai receber a professora Maria Elisabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP) para o debate Pedagogia a Distância e uso das TDICs. Na ocasião serão discutidos os resultados de pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita sobre o Curso de Pedagogia a Distância no Brasil, com destaque para a identificação do pouco uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no curso.



MARKETING DIGITAL E EDUCAÇÃO


Uma das principais dificuldades encontradas pelos professores e produtores de materiais didáticos e conteúdos educativos é fazer suas produções ganharem o mundo. Até mesmo as produções online abertas encontram dificuldades para serem difundidas e chegarem até o seu público-alvo.

Alcançar altos índices de acesso para e-books, vídeos e blogs é o desejo daqueles que buscam disseminar o seu conteúdo na web. Diversas estratégias para se alcançar esse objetivo são discutidas por professores, gestores e profissionais de marketing, com o objetivo comum de desenvolver soluções para essas questões. No cenário atual, muitas das estratégias tomam como base o uso das tecnologias.

Pensando em ampliar ainda mais essa discussão, a Jornada EaD: o futuro da arte convidou a coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação, Martha Gabriel, que irá proferir a palestra Marketing Digital para Instituições de Ensino.

Nomeada entre os 100 Top Web-Savvy Professors 2012 pela Best Online Universities, especialista mundial em marketing digital, palestrante internacional premiada, autora do best seller Marketing na Era Digital e apontada como o professor de marketing brasileiro mais influente no Twitter pela SMMagazine, Martha Gabriel discutirá estratégias de marketing digital para instituições de ensino, como redes sociais, mobile e busca. Em sua palestra também serão apresentados cases que ilustram a aplicação dessas estratégias. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer as principais características do marketing na era digital e compreender o significado de termos como SEM e SEO.

Com inscrições e pagamento facilitados por sistema online, a Jornada oferece ao público uma programação especial, composta por palestras, debates, workshop e lançamentos de livros com autores presentes e sessão de autógrafos. O evento conta com o apoio da Universidade Anhembi Morumbi, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (TIDD), do Portal Educação e do Moodle Livre.

Além das palestras e debates, a inscrição para o dia de atividades inclui alimentação servida no local do evento. Os participantes também recebem certificação e participam de sorteio de brindes. Professores, tutores, profissionais de mídias sociais e tecnologia, gestores de educação a distância e de instituições de ensino, empresas e universidades corporativas já podem realizar a inscrição no link: http://eadfa3.blogspot.com.br/p/inscricoes.html

SERVIÇO

III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte
Quando? 06 de abril de 2013 (sábado). 
Onde? Auditório da Universidade Anhembi Morumbi. Rua Casa do Ator, 275. Vila Olímpia. São Paulo. 
Horário? 08 às 18h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário