Destaques

Palestras, Debates, Workshop e Cara a Cara Palestrantes Welcome Coffee, Brunch, Coffee-Break e Quitutes Feira de Livros e Sessões de Autógrafos Nossa jornada acontece na cidade de São Paulo
 

22 de fev. de 2013

Sorteio: EaD o Estado da Arte 2

Atendendo a pedidos, mais um sorteio da III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte.

 
LITTO, Fredric M,; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2012. Vol. 2. 456 p.

Complementando os assuntos que fizeram de seu primeiro volume um grande sucesso, esta obra traz não somente as questões técnicas e pedagógicas da educação a distância, mas também suas experiências e práticas, bem como seus aspectos histórios e culturais - tudo isso apresentado sob várias facetas por renomados profissionais.

Essa pluralidade de assuntos e autores, que permite ao leitor ter contato com as diferentes perspectivas da EAD, confere grande qualidade à obra, tornando-a indispensável para todos aqueles que desejam estar conectados com o que há de melhor quando o assunto é EAD - uma área que cresce a cada dia.

SUMÁRIO

Apresentação;

Parte 1. Aspectos históricos e culturas na educação à distância;
1. Os primórdios da EAD na educação superior brasileira - José Carlos de Azevedo;
2. Superando barreiras naturais: a EAD na região amazônica - José Augusto de Melo Neto;
3. Ética e a EAD - Mara Yáskara Nogueira Paiva Cardoso;

Parte 2. Aspectos tecnológicos na educação à distância;
4. Satélites artificiais e a EAD - Elisa Maria de Assis;
5. TV digital e a EAD - Diogo Santana Martins e Maria da Graça Campos Pimentel;
6. Os padrões ISO para EAD - Fátima Cristina Nóbrega da Silva;

Parte 3. Aspectos pedagógicos e andragógicos na educação à distância;
7. Psicologia humana e a EAD - Maria Amélia Azevedo;
8. Neurociências aplicadas à EAD - Susane Martinos Lopes Garrido;
9 Competência digital e a EAD - Mariana Raposo;
10. A estruturação de cursos em EAD - Luciano Gamez;
11. Objetos de aprendizagem e a EAD - Liane Margarida Rockenbach Tarouco;
12. Ferramentas da Web 2.0 associadas aos LMS no ensino presencial - Marta de Campos Maia;
13. Recursos educacionais abertos e formação continuada de agentes públicos - Claudia Cristina Müller;
14. Redes sociais e a EAD - Iara Cordeiro de Melo Franco;

Parte 4. Aspectos de suporte ao aluno e a sua avaliação;
15. O aluno e a sala de aula virtual - Luciano Sathler Rosa Guimarães;
16. Formação técnica de alunos usando a EAD - Claudio Fernando André e Demerval Guilarducci Bruzzi;
17. Formação e invenção do professor no século XXI - Cristovam Buarque;
18. O novo papel do professor na EAD - Rita Maria Lino Tarcia e Ana Lúcia Tinoco Cabral;

Parte 5. Aplicações na EAD na educação formal;
19. O público infantil e juvenil e a EAD - Cristiana Mattos Assumpção;
20. O sistema prisional e a EAD - Bernadette Bebber;
21. Aprendizagem de ciências e a EAD - Júlio Wilson Ribeiro;

Parte 6. Aplicações de EAD na educação não formal;
22. Educação continuada e a EAD - Carina Bossu;
23. Sistema de educação corporativa e a EAD - Marisa Pereira Eboli;
24. O setor de saúde e a EAD - Renato Marcos Endrizzi Sabattini e Silvia Helena Cardoso;
25. O setor de indústria e a EAD - Ricardo Santos Lima;
26. Empreendedorismo e a EAD - Ênio Duarte Pinto;
27. As Forças Armadas e a EAD - Daniel Duarte de Carvalho;
28. O Poder Judiciário e a EAD - Noeme Julia do Nascimento Silva e Diogo Albuquerque Ferreira;
29. O Poder Legislativo e a EAD - Maurício Silva;
30. O fórum digital discursivo na aprendizagem jurídica - Izilda Maria Nardocci;

Parte 7. Aspectos da aorendizagem aberta e flaxível;
31. A docência on-line independente - Leonel Tractenberg, Régis Tractenberg e Wilson Correia de Azevedo Júnior;
32. A aprendizagem por meio de comunidades virtuais na prática - Eliane Schlemmer;
33. A Universidade Aberta do Brasil - Daniel Mill;

Parte 8. Aspectos da operação da educação à distância;
34. A inserção de EAD em uma instituição de ensino convencional - Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves;
35. Aspectos econômicos da EAD - Enilton Ferreira Rocha;
36. Livros e apostilas na educação superior a distância - Roger Trimer;
37. Consórcios nacionais de instituições na EAD - Jeferson Pistori;
38. Consórcios internacionais de instituições na EAD - Stavros Panagiotis Xanthopoylos e Mary Kimiko Guimarães Murashima;
39. Propriedade intelectual e a EAD - Augusto Tavares Rosa Marcacini;
40. Direitos autorais em EAD - Dilermando Piva Junior e Joni de Almeida Amorim;
41. Regulação da modalidade de EAD no Brasil - Hélio Chaves Filho;
42. Regulamentação e a desburocratização da EAD no Brasil - Fabrizio Cezar Chiantia;
43. Infrações que prejudicam a imagem da EAD - Fredric Michael Litto;

Parte 9. Tendências recentes e futuras da EAD;
44. Aprendizagem além-fronteiras e a EAD - Manuel Marcos Maciel Formiga;
45. Certificação dos profissionais de EAD - Arlette Azevedo de Paula Guibert;
46. organizações internacionais e a EAD - Susane Martinos Lopes Garrido e Paraskevi Bessa Rodrigues;
47. Revistas científicas nacionais e internacionais de EAD - Benedito Barraviera, Rui Seabra Ferreira Junior e Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira;
48 Crescimento bibliográfico na EAD - Willian Victor Kendrick de Matos Silva e Ludhiana Bertoncello;

Glossário;
Índice onomástico;
Índice remissivo.

SORTEIO


As regras deste sorteio são as seguintes:

1. Explique livremente, com suas palavras, o que você entende por "Educação a Distância: o estado da arte" e "Educação a Distância: o futuro da arte" aqui mesmo no blog, nos comentários.

2. Cada comentário será considerado um número (o primeiro comentário será considerado o número 1, o segundo comentário o número 2 e assim por diante).

3. Para o sorteio (inclusive para a contagem dos comentários), só será considerado o seu primeiro comentário que apresente um exemplo de game educacional ou que possa ser usado em educação.

4. Na quinta, 28/02, às 23:59, será realizado o sorteio através da plataforma Sorteador e o resultado será postado aqui no blog.

Então, repetindo a pergunta:

Explique livremente, com suas palavras, o que você entende por "Educação a Distância: o estado da arte" e "Educação a Distância: o futuro da arte"

Boa sorte!

26 comentários:

  1. De onde viemos, onde estamos no uso das tecnologias de ponta na educação e para onde estamos rumando na aplicação das novas tecnologias na educação a distância, ou seja, na educação que não leva em conta distâncias físicas ou temporais e centraliza-se na interação e colaboração daqueles que estão no estado de constante aprendizagem. Um exemplo das tendências do futuro (que já está aí) é a gamificação que torna a aprendizagem uma competição por meio de desafios a serem atingidos e recompensados por contagem de pontos e premiação (badges) motivacionais. O Nike plus é um dos exemplos disso, pois até aplausos pelo percurso realizado são possíveis de ouvir ao receber as postagens de comentários e curtidas no Facebook. Apenas um dos exemplos, é claro.

    ResponderExcluir
  2. _ "O que está sendo feito difere do que virá!" Esta é a diferença primordial entre o que nomeia o livro, portanto datado e que fica como comprovação do que está/ foi feito em passado recente, até sair do prelo, no caso o livro, e que fundamentará a transformação de uma opção educacional no caso a EaD. E o que está por vir, ainda em reflexões e debates em futuro próximo sem a legitimação da escrita publicada e que difere da oralidade solta ao vento como sementes a caírem em terreno fértil.

    ResponderExcluir
  3. PS'"com a oralidade.." favor considerar o erro.

    ResponderExcluir
  4. Educação deveria ser a arte de trocar conhecimento e experiência, assim Educação a Distância: o estado da arte é a denominação de onde estamos e em que ponto a EAD se encontra e se direciona ao buscar proporcionar às pessoas acesso a conhecimento em colaboração. Já o futuro da arte é poder dar-se conta de que a EAD e Educação necessitam acompanhar os avanços e, talvez, retrocessos que as inovações proporcionam e estar atento e consciente da necessidade de mudança mantendo os princípios de Educação para o outro e com o outro.

    ResponderExcluir
  5. O panorama geral do que foi vivenciado e do que está em devir. O conhecimento adquire seu sentido entre passado e futuro, instante presente; ou seja, naquilo que já temos como experiência e aonde sonhamos chegar...

    ResponderExcluir
  6. A concepção de Educação a Distância como o estado da arte é o momento atual onde a tendência é desconsiderar a interação e co-participação na construção do conhecimento Por outro lado, a EaD como o futuro da arte é preciso ressignificar o processo de construção da aprendizagem com uma EAD mais descentralizada, em redes de colaboração e de inteligências coletivas.

    ResponderExcluir
  7. A máquina e suas tecnologias estão para a educação do século XXI assim como o pincel e as tintas estão para um artista. O modo como cada um se relaciona com sua ferramenta determina o estado da arte. O futuro da arte está em transcender a máquina...está no "como" e no "porque"...está em conseguir uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  8. Ensino a Distância hoje está em desenvolvimento. Algumas instituições caminham para uma massificação de qualidade questionável. O Futuro do Ensino a Distância será a procura por uma estética própria. O conhecimento sistematizado ficará ao alcance de todos, mas a criatividade e a estética é que terão valor pedagógico. Os equipamentos hoje disponíveis estão um pouco confusos. São muitas opções. A computação em nuvem e um dispositivo interativo que reúna telefone, tablets, notes,etc, em um só aparelho, será o futuro.

    ResponderExcluir
  9. A EAD vem sendo caracterizada por um período de mudança e talvez de firmamento. Nesse contexto encontra-se em estado de arte. A partir da constante busca pelo aperfeiçoamento de métodos, a EAD reflete-se dentro do seu futuro da arte.

    ResponderExcluir
  10. "Educação a Distância: o estado da arte" A Educação à distância é uma modalidade de ensino, não tão nova, mas que se disseminou com maior intensidade com o avanço dos computadores e da internet, levando o ensino à todos os locais onde haja vontade de se aprender. Vejo a EAD como a modalidade do futuro por suas vantagens: evita a locomoção, posso fazer meus próprios horários, posso estar presente e em contato com alunos dispersos geograficamente. Alguns games educativos que recomendo a meus colegas professores, da Educação Infantil e Anos Iniciais, com download gratuitos: Sebran, Menino Curioso. Para jogar online temos vários no site http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/.
    Bárbara Gratão

    ResponderExcluir
  11. O Estado da Arte e o seu Futuro se entrelaçam na Educação à Distância por meio de seu potencial de amplificação do aprendizado que não se restringe a espaço e tempo. O aprendiz pode ter mais controle de seu aprendizado, desenvolver suas próprias estratégias para atingir seus objetivos pedagógicos, e não está limitado pela oferta local. O aprendiz passa a ter escolha e autonomia. E o estado da arte na área está na humanização do aprendizado online, na personalização, na gamificação e no ensino em massa com o fortalecimento de cursos abertos oferecidos por várias universidades, os MOOCs (Massive Open Online Courses), que promovem a capilarização e universalidade do conhecimento, sua expansão e co-criação levado a todos os cantos do mundo, conectando ideias, experiências, e, principalmente, pessoas. O estado da arte e o futuro da arte na educação à distância perpassam pela potencialização da inteligência coletiva em que há uma convergência entre plataformas online, pessoas em busca de aprendizado continuado, e sistemas online de aprendizado com aplicações inteligentes do mundo dos games em situações pedagógicas, inclusive com a utilização de sistemas de avaliação baseados em distintivos digitais.
    http://collablogatorium.blogspot.com
    Carla Arena

    ResponderExcluir
  12. Esta nova modalidade de ensino, vem a somar com os principios básicos da educação. No sentido em que "Educação a Distância: o estado da arte" mostra o momento que o aprendizado se torna valioso para o a arte de se aplicar de forma valiosa os conhecimentos adquiridos durante o aprendizados e "Educação a Distância: o futuro da arte" nos leva a compreeender como se firmará os pilares para o desenvolvimento do ensino a distância.

    ResponderExcluir
  13. Entendo por "Educação a Distância: o estado da arte" um diagnóstico do que vem sendo desenvolvido sobre EaD, apresentando as políticas públicas e as práticas pedagógicas trabalhadas no âmbito da EaD e "Educação a Distância: o futuro da arte" um prognóstico dessa realidade.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Aposto na modalidade de EAD o estado da arte para estudantes, jovens e adultos(inclusive os da boa idade). Isto significa inclusão, oportunidade, resgate da auto estima , além do aprendizado e do crescimento pessoal. Os Cursos EAD promovem o futuro da arte, sobretudo, a inclusão digital e social, ferramenta necessária para qualificação do futuro profissional. No desejo de mudar essa realidade de exclusão, sonho com a criação de vários cursos a distancia de educação digital gratuitos e com boa conexão de funcionamento seja em qualquer plataforma, pois alguns dos nossos jovens nem sequer têm condições ainda de possuírem computadores pessoais e que tenham boa conexão em suas residências.

    ResponderExcluir
  16. A Educação a distância: o estado da arte. É a situação, o conhecimento. E Educação a distância: o futuro da arte e a ampliação deste conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. É incluir, é conectar mesmo que distante....A Educação a distancia é um presente cheio de ideias e um futuro promissor...

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Onde estamos? Para onde vamos? Estes são questionamentos motrizes que circundam e permeiam a Educação a Distância.

      Sendo assim, compreendo a Educação a Distância: o estado da arte, como o "onde estamos?" e a Educação a Distância: o futuro da arte, como o "para onde vamos?".

      Contudo, devemos também considerar outros questionamentos tantos, dos quais destaco: Com que intenção fazemos EaD? Para quem fazemos EaD? De que forma fazemos EaD?

      Excluir
  19. Será a Educação a Distância um estado da arte, uma vez que nesta modalidade de ensino seus atores estão envolvidos na arte de ensinar e de aprender em ambientes onde o espaço e o tempo entre eles podem ser diferentes?

    Com a quebra de paradigmas, onde o professor passa a ser o mediador e o aluno passa a ter autonomia pelo processo de aprendizagem na Eduacação a Distância, alcançamos o futuro da arte?

    Acho que Educação a Distância é isso. O que os autores pensaram ao escolherem os títulos do livros eu não sei. Mas, foi o que pensei quando tive que explicar com as minhas palavras tais significados.

    ResponderExcluir
  20. Para o estado da arte a EaD vem como uma modalidade que abrange um grande número de pessoas, distantes e em momentos diferentes. Já o futuro da arte nos reserva muito ainda, com o avanço cada vez maior da tecnologia digital e social.

    ResponderExcluir
  21. "Educação a Distância: o estado da arte" são as imagens do conhecimento na área de ensino-aprendizagem a distância e "Educação a Distância: o futuro da arte" é inovação em estudar e apreciar arte.

    ResponderExcluir
  22. Educação a distancia é a arte da simplincidade na educação é o poder realizar da nova geração de alunos que se alfabetizaram digitalmente antes mesmo de aprenderem a ler e escrever. E o futuro da arte é aproxima os alunos não só com o colega ao lado em uma sala de aula mais sim com todos seus amigos do mundo.

    ResponderExcluir
  23. Desculpem mas um problema impossibilitou a realização do sorteio ontem, como previsto. Então, ele será realizado daqui a pouco, às 11:59. São 19 concorrentes, porque os da Gílian, MRosanet e T valem 1, e o do Clebison não contará porque fo postado depois do horário previsto para o sorteio.

    ResponderExcluir
  24. Desculpem o novo atraso, mas agora foi. Sorteado o número 18 http://www.sorteador.com.br/arquivo.php?consulta=117717 vencedora Sylvana, parabéns! Por favor envie um email para artesanatoeducacional@gmail.com para combinarmos o envio do livro.

    ResponderExcluir
  25. Ead - o estado da arte: é onde estamos agora, e EaD - o futuro da arte, bom é onde nossos olhos estão nos levando num futuro próximo: AMANHÃ.

    ResponderExcluir