Destaques

Palestras, Debates, Workshop e Cara a Cara Palestrantes Welcome Coffee, Brunch, Coffee-Break e Quitutes Feira de Livros e Sessões de Autógrafos Nossa jornada acontece na cidade de São Paulo
 

23 de jan. de 2013

Sorteio: Filosofia da Computação e da Informação

Vamos começar a temporada de sorteios de livros de Tecnologia Educacional e Educação a Distância.

O primeiro livro a ser sorteado é:



MATTAR, João. Filosofia da computação e da informação. São Paulo: LCTE. 320 p.
O livro é um convite a uma viagem para todos aqueles que se interessam por filosofia ou computação. Uma leitura fascinante que explora filmes, músicas, sites, games, legislação e vários outros elementos da sociedade da informação.
As regras deste sorteio são as seguintes:

1. Responda à pergunta "Qual é o futuro da Educação a Distância?" aqui mesmo no blog, nos comentários.

2. Cada comentário será considerado um número (o primeiro comentário será considerado o número 1, o segundo comentário o número 2 e assim por diante).

3. Para o sorteio, só será considerado o seu primeiro comentário.

4. Na sexta-feira, 25/01, às 18 horas, será realizado o sorteio através da plataforma Sorteador e o resultado será postado aqui no blog.

Então, repetindo a pergunta:

"Qual é o futuro da Educação a Distância?"

Boa sorte!

14 comentários:

  1. R- quando escrevemos "futuro" impõe-se aí o vir a ser, algo que esperamos, ainda em transformação, consequentemente o que visualizamos no hoje, entre erros e acertos, ainda esta por ser transformado. O futuro será misto, entre presencial e online, para os que desejem salvar o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Google Glass: este óculos projetado pelo Google está iniciando uma fase de maior interatividade na internet. Penso que aparelhos como estes, que ainda serão aperfeiçoados, serão muito utilizados no futuro. A interação com os conteúdos será mais simples. Não será preciso carregar nada, apenas os óculos. O usuário poderá ver vídeos, enviar mensagens, etc. Estudar a distância será bem mais livre e fácil. A interação com colegas e professor será muito rápida. É um aparelho bem mais portátil que um tablet. Pensando apenas pelo viés Tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Como tudo em que há uma versão virtual ou digital e uma tradicional ou física, a tendência é que as duas formas entrem em simbiose e os termos qualificadores deixem de ter sentido, restando apenas o conceito principal, no caso a educação.
    No futuro não será possível distinguir entre uma forma e outra, tudo estará interligado e indissociável.

    ResponderExcluir
  4. No futuro o conteúdo das disciplinas serão ampliados e a capacidade de compartilhar e colaborar experiências será uma ferramenta de grande alcance a população em geral.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que, no futuro, tenhamos mais conchecimento e experiências de como funciona a Educação a Distância para torná-la uma modalidade melhor estruturada e mais personalizada para o aluno que deseje utilizá-la. Determinando condições de melhor formação e mais qualidade de serviços e conteúdos.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que seja de muito trabalho e qualificação. Ainda temos muito a percorrer, mas já encontramos o caminho. É preciso demonstrar a força e todas as possibilidades da EaD para encontrarmos incentivo e investimentos para melhorarmos ainda mais essa incrível ferramenta de educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mahyra, por favor envie um email para artesanatoeducacional@gmail.com para combinarmos a entrega do livro. E parabéns!

      Excluir
  7. No futuro da EaD presenciaremos uma educação on-line "naturalizada" numa sociedade em que o fato de ser a distância não chamará mais atenção do que a preocupação de que esta seja de qualidade e para todos. Teremos uma Educação ubíqua, interativa e colaborativa onde professores e alunos não mais serão imigrantes digitais, mas nativos que terão maior capacidade cognitiva de ensinar e aprender na virtualidade.

    ResponderExcluir
  8. Acredito em um futuro melhor para a Educação independente de modalidade. Vejo as modalidades a distância e a presencial convivendo harmoniosamente dependendo especificamente dos objetivos de aprendizagem a serem atingidos. A Educação centrada no aluno, na aprendizagem, em um acompanhamento individualizado, seja presencial e/ou mediado pelas TICs. UTOPIA????

    ResponderExcluir
  9. Dinânica, no sentido em que professor e aluno poderão interagir de forma ainda mais humana como protagonistas de uma modalidade da educação que só vem a somar no crescimento de um país.

    ResponderExcluir
  10. Elma de Araujo Labadessa
    Uma nova modalidade de ensino onde a presença e a distancia deixarão de ser consideradas modalidades de ensino diferenciadas e sim partes de uma só, onde uma completa a outra resultando em uma simbiose.

    ResponderExcluir
  11. Tínhamos 10 concorrentes, foi sorteado o número 6, cf. o link do sorteio http://www.sorteador.com.br/arquivo.php?consulta=112075 Mahyra Souza é então a vencedora, entraremos em contato amanhã para o envio do livro, e logo mais sorteios, fiquem ligados!

    ResponderExcluir
  12. Olá, até agora não recebi o contato de vcs para que me enviem o livro! O que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mahyra, você nos enviou um email, conforme solicitamos? Por favor, mesmo que já tenha enviado, envie novamente para artesanatoeducacional@gmail.com com seu endereço, para combinarmos o envio do livro. Obrigada

      Excluir